Criminal Vol.1: Covarde – Os especialistas em quadrinhos policiais em mais um grande trabalho!

Ed Brubaker é um dos grandes roteiristas de histórias policiais nos quadrinhos, tendo ficado famoso por escrever excelentes fases do Capitão América e do Demolidor, além da renomada Gotham DPGC, ao lado do roteirista Greg Rucka. Quando ele se reúne com o artista inglês Sean Phillips, a dupla produz trabalhos autorais que nos últimos anos têm abocanhado os principais prêmios de quadrinhos dos EUA e que impressionam o público pela sua sofisticação e realismo. Criminal é um dos trabalhos mais relevantes dessa dupla, aqui acompanhada de Val Staples nas cores, e teve seu primeiro volume, com o subtítulo de Covarde, publicado por aqui pela editora Mino.

Criminal é uma série na qual cada um de seus volumes possui uma história isolada, mas que acaba relacionando uma com as outras através de detalhes e personagens secundários. Em Covarde acompanhamos a história de Leo, um criminoso especialista em planejar e executar qualquer tipo de roubo, desde que tenha certeza que nada fugirá do plano e que ele se dará bem no final sem a necessidade de dar um tiro sequer, pois seu maior medo é acabar a vida em uma prisão. Quando ele é recrutado para um trabalho a contragosto e as coisas fogem do controle, Leo terá que proteger àqueles que ama ao mesmo tempo em que deve exorcizar fantasmas do passado e executar uma fuga perfeita.

Brubaker é um escritor muito talentoso e algumas características de seus melhores trabalhos estão presentes aqui. Os diálogos afiados, a excelente construção dos personagens e a capacidade em inserir o leitor na mente do protagonista através de uma narração que remete ao de melhor que há no gênero e que conduz e surpreende nos momentos certos, impressiona a capacidade do autor de inserir elementos na trama de forma muito sutil, de forma que quando algo acontece você fica pensando “como não percebi que ele estava planejando isso, já que estava tudo lá o tempo todo?”. Não é à toa que a cada trabalho lançado, Brubaker recebe cada vez mais críticas positivas e causa um estardalhaço na indústria.

Também não é à toa que o roteirista escolheu Sean Phillips como parceiro de boa parte de suas obras autorais. O artista britânico é capaz de imprimir o realismo necessário nas páginas, ao mesmo tempo em que explora uma narrativa fluída e dinâmica, além de um bom trabalho com a expressividade dos personagens. Mencionei a sutileza do roteiro de Brubaker, mas é interessante notar também que Phillips acerta em cheio ao imprimir isso nos quadros, há diversos detalhes em seus desenhos que quando colocados em destaque ajudam na intenção de surpreender o leitor. Um trabalho primoroso, sem dúvidas.

A publicação da Mino tem capa dura, papel couché e extras que consistem nas capas originais das edições. A editora se estabeleceu como a casa de Ed Brubaker e Sean Phillips no Brasil e merece elogios por investirem nessa dupla, aliás já foram publicados quatro volumes de Criminal, além dos excelentes Pulp e Matar Ou Morrer, entre outros.

Criminal: Covarde inicia a série com o pé direito e mostra toda a potência criativa de Ed Brubaker e Sean Phillips, autores que você deveria estar acompanhando. um dos melhores lançamentos deste ano, em breve os próximos volumes devem ser comentados aqui no site, então fique de olho. Se você é fã de boas histórias policiais, essa é uma leitura indispensável.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI . Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Mino
Tradução: Dandara Palankof
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 144
Preço: R$89,90

(Visited 170 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.