Os Olhos de Barthô – Enxergando o mundo de uma forma diferente!

Já mencionei em algumas ocasiões que considero Orlandeli um dos maiores autores em atividade em nosso país. Suas obras são contadas de forma bastante sensível e trazem reflexões muito contundentes para o mundo em que vivemos, como você pode ver em histórias como Chico Bento – Arvorada e O Sinal. Em Os Olhos de Barthô, Orlandeli acerta em cheio novamente.

Neste quadrinho acompanhamos a história de Barthô, um sujeito que enxerga o mundo de forma muito peculiar desde muito jovem, sempre focando o que há de melhor na vida. Essa visão de mundo diferenciada chama a atenção das pessoas mais próximas, principalmente de Nicola, seu amigo de infância, que procura mostrar a Barthô que nem tudo são flores. Mas como ele poderia enxergar a maldade se tudo é belo em seu jeito de enxergar o mundo?

O brilho dos trabalhos de Orlandeli não estão na complexidade de seus roteiros, mas na forma como ele conta suas histórias. Os Olhos de Barthô é uma sensível narrativa de como alguém inocente confronta a crueldade do mundo, ao se deparar com sentimentos como raiva e culpa. Ao nos induzir a enxergar o mundo com os olhos do protagonista, o autor faz com que o leitor reflita e se emocione junto com o personagem.

A arte de Orlandeli é muito característica, ele desenha os personagens e cenários e compõe os quadros de forma muito particular, basta que você veja uma página e já é possível identificar o autor. Ele alterna muito bem entre o cômico e o dramático, fazendo com que a sensibilidade presente no roteiro seja transposta para seu traço e traga reflexão ao leitor. Nesta história o aspecto gráfico é muito importante, já que ela é sobre o que se enxerga, não sobre o que se vê.

Esta é uma publicação independente, mas que não peca no aspecto editorial. O álbum tem um bom acabamento gráfico, com papel de qualidade e uma revisão muito competente (obra da revisora Talita Grass). O quadrinho foi agraciado com o PROAC, programa do Governo de São Paulo que ajuda autores a financiar suas obras e, além disso, o autor foi indicado em três categorias do troféus HQMix pela obra (melhor roteirista nacional, melhor publicação independente de edição única e melhor desenhista nacional), coisas que demonstram como é um trabalho de qualidade, o que é comum na trajetória de Orlandeli.

Os Olhos de Barthô é uma belíssima história sobre como também podemos ver o lado bom da vida mesmo que a crueldade do mundo tente nos cegar. Um quadrinho poderoso, que demonstra o todo o talento de um grande artista. Leia e se emocione.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Publicação independente
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 96
Preço: R$ 35,00

(Visited 418 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.